Livro: O Castelo das Águias
Autor: Ana Lúcia Merege
Páginas: 192
Editora: Draco
Ano de Lançamento: 2011
Sinopse: O Castelo das Águias, romance fantástico de Ana Lúcia Merege, é um lugar especial. Localizado nas Terras Férteis de Athelgard, região habitada por homens e elfos, abriga uma surpreendente Escola de Magia, onde os aprendizes devem se iniciar nas artes dos bardos e dos saltimbancos antes de qualquer encanto ou ritual.
Compre: Saraiva
Leia o Primeiro Capítulo: Indisponível
Gostou? Comente o que você achou!
Resenha:
Um livro sensível: leve, mas de questionamentos profundos
Anna de Bryke, apesar da pouca idade, decidiu aceitar se tornar Mestra das Sagas na famosa Escola de Artes Mágicas de Vrindavahn. Sair do ambiente tranquilo e familiar da floresta de Teixos é um misto de desafio e alegria para Anna que terá de encontrar seu lugar na sede da escola, o Castelo das Águias. Logo, Anna fica fascinada com as aves que dão nome ao lugar e seu fascínio acaba se extendendo ao responsável por elas, o misterioso mago Kieran. Uma história leve, mas com questionamentos bastante profundos, que é simplesmente uma delícia de ler.
Quando Anna chega à Escola de Artes Mágicas, sente a uma certa tensão no ar. Isso porque além da pouca idade, Anna é humana. Em Athelgard os elfos ainda levam suas tradições como as mais "certas" e apesar de conviverem com humanos, têm lá seu prestígio. Anna ainda tem uma metodologia diferente: ela quer inspirar seus alunos, não simplesmente fazê-los decorar longos poemas! Seu jeito um tanto inovador acaba chamando a atenção dos outros Mestres, inclusive do mago Kieran, que tem um jeito um tanto recluso e misterioso.
Kieran é responsável pelas águias, que são mais do que apenas aves bonitas. Por conta de uma fonte com propriedades mágicas, elas são capazes de sofrer uma transformação mágica, que, guiada por um mago, dá origem a águias guerreiras. As águias são emprestadas para o exército a fim de ajudar na proteção das Terras Férteis. Ao saber disso, Anna fica chocada: como tirar a liberdade desses animais e forçá-los à violência? Mas o Conselho quer ir mais além: quer tirar as águias de Vrindavahn. No entanto, isso acarreta problemas para as águias e Kieran fará de tudo para impedir. É aí que uma trama começa...
"O Castelo das Águias" consegue misturar aventura, romance e magia de um jeito bastante envolvente. A atmosfera da Escola de Artes Mágicas é realmente encantadora e o leitor se sente absorvido naquele clima de valorização da arte e da magia. Anna, como protagonista, é uma personagem interessante. Nada daquelas heroínas chatas e dramáticas. Ela é completamente verossímel; uma jovem com dúvidas, algumas certezas e boa vontade. Seu relacionamento com Kieran também foi desenvolvido de uma forma interessante: nada de um amor impossível que enfrenta tudo e todos naquele cliché chato. Pelo contrário, os dois descobrem seus sentimentos de um jeito mais tranquilo e sem toda essa pressão que nos acostumamos a ler. Uma abordagem bastante diferente da que estamos acostumados.
A trama de aventura também é interessante. A intriga das águias levanta alguns questionamentos muito inteligentes: será que realmente podemos fazer tudo o que queremos com a natureza? Podemos realmente usar outro ser apenas para satisfazer nossas vontades? É possível amar alguma coisa e não deixá-la livre?
A leitura do texto da Ana Lúcia Merege é prazerosa e tranquila. A escrita flui e nos envolve. Com certeza um nome de referência na literatura de fantasia nacional. "O Castelo das Águias" é altamente recomendado, tanto para quem curte romance quanto aventura. Muito muito muito bom!
E eu orgulhosamente posso dizer que o livro faz parte do nosso projeto de divulgação de livros, o Novos Livros de Fantasia (www.livrosdefantasia.com.br/os-novos-livros/sobre-o-projeto/) Dêem uma olhada na página e lá vocês encontrarão informações sobre o volume, bem como links e locais de compra.
Pela magia e pela arte! E fica a dica para seguirem a Ana Lúcia Merege. Ela é realmente ótima!
Resenha postada originalmente no www.livrosdefantasia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário